Notícias

Café volta a ter departamento no Mapa, mas divide espaço com cana-de-açúcar e agroenergia

Na época, a extinção do chamado Departamento do Café (DCAF) gerou reações de entidades do setor
O café havia ficado sem um departamento exclusivo para atender suas demandas dentro do Ministério da Agricultura (Mapa), em julho de 2015. Contudo, no último dia 21 de setembro, o Ministério oficializou a recriação de uma pasta direcionada ao setor. O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União o Decreto nº 8.852, que cria o Departamento de Café, Cana de Açúcar e Agroenergia.
De acordo com o Conselho Nacional do Café (CNC), a “estrutura disporá de um diretor, de um Coordenador-Geral de Café, de um Coordenador e de cargos de Divisão e Serviços voltados à cafeicultura, além de Coordenador-Geral e de cargos de Divisão e Serviços para Cana e Agroenergia”. As informações foram divulgadas no último Balanço Semanal, na sexta-feira, dia (23/9).

Em entrevista coletiva concedida nesta manhã de terça-feira (27/9), o ministro da Agricultura Blairo Maggi afirmou que não definiu quem assumirá o Departamento. “Eu disse ‘eu vou recriar e vocês indiquem um nome’. O café é uma de nossas culturas mais antigas e por isso tem muitas lideranças, placazo muita gente que fala pra lá e pra cá e é difícil chegar a um acordo. Mas está resolvido o assunto”, pontuou.

A inserção de cana-de-açúcar e agroenergia na pasta também repercutiu no setor do café. “Entendemos que, apesar da estrutura enxuta apresentada, o ministro fez o possível diante do atual cenário do País e que, a partir de agora, o Departamento poderá retomar e apoiar os trabalhos do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), o encaminhamento das decisões tomadas neste fórum e otimizar a operacionalização dos cerca de R$ 6 bilhões do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé)”, apontou Silas Brasileiro, diretor-executivo do CNC.

Antigo Departamento do Café<br />
Na época, a extinção do chamado Departamento do Café (DCAF) gerou reações de entidades do setor como o Conselho Nacional do Café pago (CNC). O DCAF era responsável pela formulação e gestão de políticas públicas para o setor cafeeiro. O departamento promovia, coordenava e avaliava os projetos, políticas e diretrizes setoriais emanadas pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), instância máxima deliberativa da cafeicultura nacional.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago