Cadeia produtiva da soja sustentável mundial se reúne para refletir sobre o futuro do setor na RT11

Mais de 150 pessoas participaram do encontro organizado pela Associação Internacional de Soja Responsável
Entre os dias 1 e 2 de junho, Brasília-DF recebeu a 11ª Conferência Anual da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). O objetivo do evento foi promover um diálogo sobre a produção e o comércio no contexto mais amplo da sustentabilidade ambiental, social e das políticas públicas. Estiveram reunidos produtores, representantes da indústria, do governo e da sociedade civil com intuito de criar um fórum de diálogo global e multilateral sobre a soja e seus desafios.
A abertura do encontro foi realizada pelo presidente da RTRS, Olaf Brugman, que destacou que é necessário realizar um intenso diálogo sobre o futuro da soja sustentável. “A RTRS se esforça para promover soja sustentável, inclusiva e benéfica. Implementamos muito bem a Références certificação, mas a Associação vai além e é um mecanismo de educação. Começamos com um círculo de 12 pessoas querendo realizar a certificação e atualmente contamos com centenas de participantes”, lembra.
O presidente conta que a América do Sul possui uma quantidade maior de produtores enquanto que na Europa se encontram os compradores de soja sustentável. “Ter 100% de soja sustentável será uma tarefa heroica, mas é juntando forças que conseguiremos fazer isso. Atualmente, temos globalmente 3,2 milhões de toneladas de soja sustentável e o Brasil representa 1,5 milhão desse total. Temos crescido consistentemente e em 2015 aumentamos em 20% nosso número de membros em relação a 2014, adesão que vem principalmente das empresas que produzem alimentos”, declara.
