Categories: Notícias

Busca por segurança alimentar vai impulsionar agronegócio

De acordo o Rabobank, aumentar o investimento na pesquisa em agricultura e desenvolvimento, na capacidade de estocagem, em logística e em educação serão os fatores decisivos para garantir melhora da segurança alimentar. Com o aumento populacional, o número de hectares per capita no mundo diminui gradualmente, podendo chegar a 0.4 em 2050.

Essa tendência, aponta o banco especializado no agronegócio, exige a busca de “novos caminhos para alavancar o potencial produtivo global. Na realidade, com medidas estratégicas para que as cadeias produtivas funcionem de forma eficiente não serão necessários mais que 0.3 hectares per capita para garantir a alimentação de 9 bilhões de pessoas em 2050”.

Fabiana Alves, diretora do Rural Banking no Brasil, explica que “o mundo está enfrentando enormes desafios na segurança alimentar. Trocar experiências e debater temas importantes como gestão profissionalizada, governança e sucessão, sustentabilidade, ciência, cadeia de suprimentos, Big Data, entre outros é essencial para o futuro do agronegócio global”.

O Rabobank reuniu a expertise de grandes produtores rurais do mundo todo em um evento realizado na Austrália, no último mês, chamado F20. O encontro contou com a participação de mais de 650 produtores rurais e outros profissionais ligados ao mercado de diferentes nacionalidades, incluindo brasileiros.

“Compartilhar informações e pensar no futuro com líderes do agronégocio de várias partes do mundo representa uma oportunidade pessoal e profissional que é inigualável. Um tópico que considero importante é a racionalização do uso dos nossos recursos naturais: terra, água e minerais. Um tema amplo, com componentes econômicos, científicos e até mesmo éticos. Como grandes agricultores, não podemos ser passivos, precisamos ser proativos”, comenta Bruno Malcher, cliente do Rabobank Brasil.

 

Por: Leonardo Gottems

Fonte: Agrolink

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago