Categories: Notícias

Brasil receberá certificação sanitária de febre aftosa

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, participará da 82° Seção Geral da Assembléia Mundial de Delegados, promovida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que iniciou neste domingo (25.05) e ocorre até o dia 30 de maio em Paris, na França. Na ocasião, será celebrado o aniversário de 90 anos da organização, da qual o Brasil é membro fundador.

Durante o evento, haverá o reconhecimento internacional de 7 estados do nordeste e da região norte do Pará, como zona livre de febre aftosa com vacinação. Dentre os estados que serão contemplados com a certificação estão Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Segundo a diretora substituta do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Denise Euclydes, esta reunião é importante pois serão discutidos assuntos de interesse mundial, como as normas internacionais para o comércio de animais e seus produtos, as diretrizes para a luta contra doenças  animais e zoonóticas e a qualidade dos serviços veterinários no mundo.  “Além disso, o Brasil terá uma nova zona reconhecida como livre de febre aftosa com vacinação, que representa um avanço para o país e abre novas perspectivas para o comércio interno e externo de produtos pecuários”, acrescenta Euclydes.

Além do ministro, a reunião contará com a participação do diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA/Mapa) e presidente da Comissão Regional da OIE, Guilherme Marques, de representantes do governo federal, estadual e da iniciativa privada brasileira.

A Assembleia Mundial de Delegados é o conselho supremo da OIE, formado por delegados dos serviços oficiais de 178 países membros que se reúnem anualmente. Dentre as principais funções estão a de adotar resoluções sobre a luta contra as principais doenças animais, principalmente aquelas de maior impacto na economia, além de tratar de temas técnicos de interesse geral e sobre a situação sanitária mundial.

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago