Além de atender aos agricultores que plantam sem uso de veneno, chegar ao consumidor urbano, com pouco espaço, mas vontade de ter sua própria horta. Com este objetivo, a Rede BioNatur de Sementes Agroecológicas – com sede no assentamento Roça Nova, em Candiota (RS) – criou a campanha “Alimento de verdade se faz com semente de verdade”. Através desta ação promocional, são disponibilizados para comercialização dois kits de sementes: um com dez variedades de hortaliças, adaptadas tanto ao cultivo em espaços urbanos como para pequenas hortas destinadas ao consumo familiar (Kit “Horta Urbana”), e outro com 20 variedades, destinado a hortas de pequena e média escala (Kit “Horta Agroecológica”).
“Queremos fazer um debate com a sociedade sobre o que é semente de fato, que tipo de alimento se consome. Estimular quem mora na cidade e tem um pequeno espaço, e ao mesmo tempo abrir portas para mais agricultores produzirem sementes agroecológicas” afirma o presidente da BioNatur, Alcemar Adílio Inhaia, lembrando que o objetivo é promover a agroecologia e a interação entre campo e cidade.
O kit “Horta Urbana” é composto por dez sachês de sementes de alface, tomate cereja, salsa, cenoura, cebola, pimenta, berinjela, couve, mostarda e rúcula, e sai por R$ 15,00 mais o frete. Já o kit “Horta Agroecológica” inclui 20 sachês, 2 de cada variedade: alface, tomate cereja, salsa, cenoura, cebola, pimenta, berinjela, couve, mostarda, rúcula, melancia, abóbora, moranga, melão, abobrinha caserta e redonda, couve brócolis, repolho, coentro e jiló – custando R$55,00 mais o frete. Jesun da Silva, do setor comercial da BioNatur, explica que os kits são enviados pelos Correios, e que incluem um encarte sobre as variedades e o processo de cultivo, com dicas de manejo agroecológico.
Crédito das fotos: Seane Lennon
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