Categories: Notícias

Banco genético irá mapear sementes de erva-mate de qualidade no PR

Ideia é cadastrar variedades que produzem boa quantidade de sementes. Informações ficarão disponíveis em computador.

Uma novidade irá ajudar no cultivo da erva mate no Paraná. Um banco de dados genéticos vai mapear as plantas com melhor produção de sementes. Tudo para garantir um futuro mais produtivo para a cultura.

Há 40 anos, o agricultor Antônio da Cruz trabalha com agricultura familiar. Ele tem uma pequena propriedade na área rural de São Mateus do Sul, onde planta um pouco de cada cultura. A esposa e a filha do produtor ajudam na lavoura. O cultivo da erva-mate garante a diversificação da renda.

“A gente tem um pouco de feijão, um pouco de milho e um pouco de fumo, que têm um gasto. O gasto da erva-mate é a limpeza e a tarefa de fazer. O que vem daí, pode se dizer que é um pouco de lucro”, avalia Cruz.

O município, com uma área de 12,6 mil hectares, é o segundo maior produtor de mate do Paraná. Nos últimos três anos, o preço paga ao produtor subiu de R$ 0,45 para R$ 1. Esse aumento serviu de motivação para aumentar a área plantada, que deve chegar a 10% a mais em relação a 2015.

Cerca de três mil famílias ervateiras colhem por ano 56 mil toneladas de folhas verdes. Quatro indústrias instaladas na cidade recebem a matéria-prima e beneficiam a erva, para ser enviada para consumidores de todo mundo. A erva é usada em diversos chás e no chimarrão.

A fábrica de Adão Staniszewski produz 60 mil quilos por dia. “Para exportação, precisa ser uma erva suave, sombreada e tem que ter pelo menos 40% de mata nativa em cima da erva-mate”, explica.

A produção de sementes é uma das preocupações dos ervateiros. De cada dez apenas uma semente germina. Por isso, eles se organizam para criar um banco genético do mate. A ideia é cadastrar as melhores plantas sementeiras para preservar as matrizes.

O secretário de Agricultura de São Mateus do Sul José Licheski diz que as espécies mais produtivas serão catalogadas. As informações estarão disponíveis em um programa de computador, o que irá facilitar a comercialização das boas sementes. “As melhores erveiras produzem menos sementes. Então, achar uma erva-mate que produza bastantes e sejam boa é uma raridade. O banco vai ajudar a identificar as erveiras de boa qualidade e que são as nossas que produzem também bebida de boa qualidade”, diz.

O Paraná é o estado que tem a maior área extrativa de erva-mate do país.

 

Fonte: Globo Rural

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago