O custo elevado da ração, a dificuldade de se conseguir pintos de 1 dia e o preço do produto final, fazem com que muitos avicultores abandonem suas criações. Surge então, a chamada Avicultura Alternativa, um sistema simples de criação que vem ganhando espaço no mercado.
A avicultura alternativa visa a produção de carne e/ou ovos de galinhas caipiras (ave proveniente de cruzamentos aleatórios de várias raças) e que devido a rusticidade que apresentam, podem ser criadas em sistema de semi-confinamento, ou seja, em galinheiros com parques onde as aves podem pegar sol e ciscarem a vontade, diminuindo assim, os custos com a alimentação.
Uma outra vantagem da avicultura alternativa é que existe, hoje em dia, uma maior conscientização por parte do homem na busca de uma alimentação mais natural.
A tecnologia avícola faz com que as aves industriais (frango de corte ou poedeira comercial) produzam cada vez mais, atingindo índices zootécnicos surpreendentes. Porém, tal progresso compromete a rusticidade das aves e temos na verdade, as chamadas "aves de laboratório".
A produção da galinha caipira, mesmo daquelas melhoradas através da introdução de raças puras no plantel, nunca poderá ser comparada com a da ave industrial, mas a galinha caipira apresenta mais resistência às doenças e carne e ovos bem mais saborosos e pigmentados, permitindo comercialização a preços maiores do que os preconizados para os produtos industriais.
Na França os avicultores melhoraram geneticamente esse tipo de ave, chegando a linhagem conhecida como Label Rouge "pescoço pelado" e "sem pescoço pelado". Tanto a linhagem "pescoço pelado" com dupla aptidão (produção de carne e ovos) quanto a "sem pescoço pelado" para a produção de carne, foram trazidas para o Brasil e se adaptaram muito bem, graças ao nosso clima tropical. Essas aves atingem níveis de produção bem mais elevados que as nossas tradicionais caipiras.
Tipo de Instalação
Como evitar Doenças:
Melhoramento das aves caipiras:
Para melhorar a produção das galinhas caipiras, devemos introduzir no plantel machos de raças puras para cruzarem com as fêmeas caipiras. Esses machos deverão ser escolhidos de acordo com o objetivo da criação. As raças mais indicadas para melhoramento do plantel são:
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…