Segundo a Pesquisa Trimestral de Abates, do IBGE, no quaro trimestre de 2013 foram abatidos 8,87 milhões de bovinos com algum tipo de inspeção.
Deste total, de outubro a dezembro de 2013, 3,13 milhões eram fêmeas (vacas e novilhas), representando 38,3% do total.
Foi o trimestre com menor participação de fêmeas no ano. Mas isto se deve ao descarte reprodutivo, que ocorre no primeiro semestre e concentra a participação de vacas no período.
Em 2013 foram para o gancho 34,41 milhões de animais, com participação de 42,0% de fêmeas. Foram 3,29 milhões de cabeças a mais, na comparação anual.
No último ano houve aumento de 1,41 milhão de fêmeas abatidas frente a 2012, porém, a proporção de fêmeas e machos manteve-se praticamente estável, com aumento de 0,1% para a participação de fêmeas.
Para o primeiro trimestre deste ano espera-se que aumente a porcentagem de fêmeas no gancho, frente ao último trimestre de 2013, pois nos primeiros meses do ano são descartadas vacas que não emprenharam na estação de monta.
Por: Fernando Amadio
Fonte: Scot Consultoria
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…