Notícias

Associação que representa municípios produtores de tabaco empossa nova diretoria

Curitiba vai receber representantes da cadeia produtiva do tabaco nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, para a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). A solenidade festiva acontece às 11 horas, no Salão de Eventos do Hotel Harbor. Na ocasião, o prefeito de São João do Triunfo do Paraná, Marcelo Hauagge Distéfano, vai assumir a presidência no lugar de Telmo Kirst, prefeito de Santa Cruz do Sul (RS). Assumem também os novos vices, Roger Eduardo Selski, de Ipiranga (PR), Luiz Alberto Faria, de Canoinhas (SC) e Dalvi Soares de Freitas, de Dom Feliciano (RS). A nova diretoria permanece à frente da Amprotabaco pelo período de um ano.

Entre os presentes, o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, deverá acompanhar a posse dos novos membros, eleitos no dia 28 de Novembro em Santa Cruz do Sul. Segundo o executivo, a associação é um importante elo na defesa dos interesses econômicos e sociais dos 651 municípios produtores de tabaco na Região Sul do País. “Acompanhamos todo o processo de criação da entidade, fundada em 8 de novembro de 2013. Entendemos que a associação é uma das formas de equilibrar as decisões políticas que envolvem o setor, buscando legitimar os interesses de todas as partes que envolvem a produção de tabaco no País”, afirma o executivo.

Neste pouco mais de um ano de atividades, a entidade articulou e discutiu assuntos relacionados ao futuro da fumicultura e seus produtores. Em 2014, a associação esteve representada na Rússia durante a COP 6. Nesse período, a entidade se reuniu com os Ministros do Trabalho, Relações Exteriores, Agricultura e Cidades. Além disso, a entidade participou pela primeira vez da reunião da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ), em Brasília. 

SOBRE O SETOR – A produção de tabaco na Região Sul do Brasil envolve 651 municípios e responde por mais de 10% das folhas produzidas em todo o mundo. A produção registrada na safra 2013/14 – 751 mil toneladas – coloca o país na segunda posição do ranking mundial de produção da folha, atrás somente da China. Índia, Estados Unidos e Indonésia aparecem na sequência. A Região Sul é responsável por 96% da produção brasileira. Dos 1.191 municípios que formam a Região Sul, 55% são produtores de tabaco. É em solo gaúcho que 52% da produção de tabaco é cultivada (274 municípios); Santa Catarina responde por 29% (223 municípios), seguida do Paraná, com 19% (154 municípios). Em muitas cidades, o tabaco é a principal atividade econômica, desempenhando um relevante papel social para milhares de cidadãos sul-brasileiros. Consulte outros números sobre o setor

 

Fonte: Agrolink 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo