Artigos

As vantagens da descorna em bovinos

A descorna se caracteriza como um procedimento que evita o crescimento dos chifres nos animais novos e a eliminação nos animais mais velhos, ou ainda pode ser realizada em casos de outras necessidades, como acidentes.

As vantagens observadas com a descorna são: os animais ficam mais mansos e menos medrosos; evita o ferimento; facilita e torna mais econômico o transporte dos animais; os animais brigam menos entre si; alcançam melhor preço no mercado devido à aparência; facilita o manejo e diminui o risco de acidentes, tanto para o homem, quanto entre os animais; e as mesmas instalações podem comportar maior número de animais.

O procedimento é simples, mas requer alguns cuidados visando evitar acidentes. Os processos empregados são: a causticação é feita nos animais novos de cinco a dez dias, é empregado um bastão de soda ou potassa cáustica no lugar do botão do chifre. Nos bezerros de dez a vinte dias, que não possui mais os botões córneos, é preciso retirar os botões com a ponta da faca, e depois passar o bastão; a ablação é feita em animais mais velhos, em caso de necessidade ou acidente.

Na base do chifre é colocado o gume de um escopro inclinado, dando pancadas secas com o martelo e mudando o escopro de lugar, após a retirada do chifre o local deve ser desinfetado com algum antisséptico; o misto consiste no emprego das duas técnicas descritas anteriormente, mas frequentemente empregado na descorna de búfalos.

Como as vantagens oferecem grandes benefícios na criação, à técnica vem sendo empregada com grande frequência nas propriedades.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo