Categories: Notícias

Área de soja deve ser 66 mil hectares maior na safra 14/15 em MT, diz Imea

Levantamento do Imea aponta crescimento de 66 mil hectares.

Crescimento é de 5,1% com relação à área da safra 13/14.

Para o ciclo 2014/15, a área de soja em Mato Grosso apresenta um incremento de 66 mil hectares, conforme divulgado no 3º levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em comparação com o 2º levantamento. Com a nova expectativa, a área passa de 8,80 milhões de hectares para 8,86 milhões de hectares, área 5,1% maior que na safra 2013/14, quando foram cultivados 8,43 milhões de hectares.

O levantamento informa que esta pequena elevação é justificada pelas áreas de fronteiras em expansão neste novo ciclo, que não haviam sido identificadas anteriormente. Segundo o Imea, apesar do atraso nas chuvas no final de setembro e início de outubro, o aumento no volume das precipitações no final de outubro, favoreceu a retomada intensa do ritmo dos trabalhos a campo. “Tal intensidade foi suficiente para impedir grandes impactos sobre a expectativa de área deste novo ciclo da soja”.

Com o aumento na área, o impacto sobre a produção foi de 205 mil toneladas, com o novo volume da safra 2014/15 sendo estimada neste momento em 27,89 milhões de toneladas, um aumento de quase 1,6 milhão de toneladas (6%) em relação à safra 2013/14.

O aumento na expectativa da área só não foi maior pelo fato de haver registros de abandono de áreas em algumas regiões do estado devido à falta de chuva, como por exemplo, a região Oeste, que deixou áreas para o algodão primeira safra.A produtividade foi mantida a mesma da estimativa anterior, de 52,4 sacas por hectare para esta nova temporada, já que a estimativa de produtividade ainda é incerta, em virtude da espera do desenvolvimento e colheita das lavouras.

De acordo com o Imea, acredita-se que os bons volumes de chuvas dos próximos três meses possam contribuir para bons rendimentos a campo, favorecendo o Estado para mais um ano de volumes recordes de soja.

Mercado

O preço da saca de soja em Mato Grosso apresentou recuo de 0,67% na semana passada, chegando a R$ 55,38 diante dos R$ 55,75 da semana anterior, conforme o Imea. “Isso se deve à demanda fraca no mercado e aos dados de exportação divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na sexta-feira”, informa o boletim semanal de soja.

Com esses dados, observou-se um desaquecimento na demanda pelo grão, puxado pelo recuo das compras chinesas, que comprou 73% do volume total de 18,5 milhões de toneladas da safra americana 2014/15 de soja.

 

Por: Amanda Sampaio

Fonte: G1 MT

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago