Aprosoja orienta produtores sobre safra 2016/17

A partir do dia 16 de setembro, os produtores rurais de Mato Grosso estão autorizados a iniciar a safra 2016/17 de soja por causa do fim do período de Vazio Sanitário. Para orientar os agricultores, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) editou o Informe Técnico 132.
“O sucesso da produção agrícola pode variar conforme o planejamento realizado, o acompanhamento técnico, que começa já na escolha dos insumos, a tecnologia implantada e também as condições climáticas incidentes da semeadura à Shade colheita”, afirma Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja.
No planejamento da safra, o produtor precisa se atentar à capacidade operacional e os ativos imobilizados, como a equipe de colaboradores, máquinas e implementos. O controle dos custos também é essencial, pois permite que o produtor possa ter controle de suas despesas e projetar ações próximas do real.
“A Aprosoja disponibiliza para os produtores o projeto Referência, iniciativa que orienta o associado sobre a gestão da propriedade. Só é necessário solicitar a visita de um supervisor de projetos da associação”, explica Ribas.
Outra ação importante é verificar as condições químicas, físicas e biológicas do solo para receber a nova safra, assim como a presença de plantas daninhas. Há orientação importante também na hora do recebimento dos insumos, como fertilizantes, sementes e defensivos.
Em relação à condução das lavouras, o Informe Técnico trata das condições climáticas, semeadura e manejo de pragas, doenças e plantas invasoras. Há ainda informações sobre o acompanhamento técnico e as obrigações dos agricultores na safra.
