Ministro quer ampliar capacidade de armazenagem da empresa pública
Brasília (12/4/2013) – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, esteve presente no aniversário de 23 anos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta sexta-feira, 12 de abril, em Brasília. Para celebrar a data, o ministro saldou os funcionários e ressaltou a importância das ações da companhia nas políticas de abastecimento. “Vamos investir em políticas de armazenagem, com a criação de estoques estratégicos para assegurar o abastecimento e a comercialização de grãos. Nossa ideia é ampliar a capacidade dos armazéns da Conab para mais de quatro milhões de toneladas", disse.
No evento, o ministro também mencionou a importância das novas medidas tomadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da seca no Nordeste. Entre as ações, o Mapa por meio da Conab está disponibilizando 340 mil toneladas de milho subsidiado nos meses de abril e maio.
Segundo Andrade, também serão beneficiados 168 municípios mineiros da Região Norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Estas localidades receberão R$ 258 milhões, que serão usados em ações de emergência e de prevenção, pagamento de bolsa-estiagem aos flagelados e recuperação de poços artesianos.
O ministro ainda ressaltou a safra recorde de 184 milhões de toneladas de grãos e comentou a anterior, que somou 166 milhões. "Queremos aumentar ainda mais. Muito provavelmente chegaremos aos 270 bilhões de reais no valor da produção", acrescentou.
Fonte: MAPA
