Categories: Notícias

Angola e Argentina negoceiam linha de crédito para a agricultura

Os governos de Angola e Argentina estão a negociar uma linha de crédito para projetos agrícolas de empresários dos dois países, existindo ainda o interesse de Buenos Aires na área dos petróleos, informou nesta segunda-feira o chefe da diplomacia angolana. 

Segundo o ministro George Chikoti, a Argentina é um dos “grandes fornecedores” de bens e equipamentos agrícolas do país, daí a pretensão de abertura de uma linha de financiamento para fomentar este relacionamento. 

“Temos a certeza que poderemos rapidamente evoluir na implementação desta linha de crédito, mas sobretudo trazermos os empresários argentinos e angolanos juntos”, disse o governante, no âmbito da visita de trabalho que o vice-ministro das Relações Exteriores da Argentina, Eduardo Zuain, iniciou hoje, em Luanda. 

Reconhecendo que a relação entre os dois países é já “muito estreita”, o ministro angolano identificou um “grande potencial” ainda a explorar entre ambos os Estados. 

“Há uma vontade de podermos desenvolver alguma cooperação também na área industrial. Eles estão interessados em entrar na área dos petróleos, com Angola”, apontou George Chikoti. 

A visita de Eduardo Zuain a Angola prolonga-se até terça-feira e visa preparar a segunda sessão da comissão bilateral de cooperação, a ter lugar em 2015, informou o Executivo angolano, envolvendo também “consultas políticas” entre os dois países. 

No âmbito desta visita estão ainda previstas reuniões em Luanda entre a diplomacia da Argentina e elementos do Executivo angolano, nomeadamente das Finanças, da Agricultura e da Comunicação Social. 

O vice-ministro das Relações Exteriores da Argentina deverá ainda ser recebido pelo vice-Presidente da República de Angola, Manuel Vicente, na terça-feira. 

A diplomacia angolana recorda que a relação entre os dois países é “positiva” e reflete-se no “interesse” de ambos os governos na “conjugação de esforços para o seu fortalecimento”. 

Angola e Argentina assinaram a 27 de agosto de 1985 um Acordo Geral de Cooperação, iniciando e regulando as relações. 

Os dois países acertaram entretanto vários instrumentos jurídicos, nomeadamente o Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnica, Científica e Cultural, a 16 de abril de 1988. 

A 06 de março de 2012 avançou um acordo sobre supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço entre os dois países.

 

Fonte: RTP

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago