Sintomas:
Perda do apetite; depressão (tristeza); febre (40 a 41,5o C); enfraquecimento; dificuldade respiratória (batedeira); cansaço; desidratação; constipação, com fezes escuras e as vezes sanguinolentas e morte. O estágio agudo caracteriza-se por elevação da temperatura, que pode persistir por 3 a 7 dias. Durante o período febril ocorre supressão da ruminação, secura do nariz, perda do apetite, tristeza e depressão. As mucosas podem tronarem-se amareladas, mas não há alterações na coloração da urina. Nas vacas em lactação há rápida queda na produção de leite e pode ocorrer aborto ou morte do feto na gestação avançada. Nos touros há queda na libido e anormalidade na morfologia espermática, ocasionalmente acompanhada de degeneração testicular. A severidade da doença aumenta com o aumento da idade. Animais com menos de 1 ano tem uma manifestação mais branda e os animais com mais de 3 anos tem manifestação hiperaguda (20 a 50% de mortalidade). A doença pode ter um curso tão curto quanto 1 dia ou menos (Hiperaguda) até vários dias a 2 semanas ou mais nas manifestações aguda e subaguda.

Agente:
Anaplasma spp, com 3 espécies A marginale, A centrale e A ovis. No Brasil a espécie Anaplasma marginale é a mais importante.

Espécies Afetadas:
Especialmente os bovinos, mas pode afetar outros ruminantes, domésticos ou silvestres.

Problemas e Perdas:
É um fator de estrangulamento na criação de bezerros de leite e corte no Brasil. As taxas de mortalidade variam de 10 a 25%, sendo considerada a doença mais importante do complexo Tristeza Parasitária Bovina (Anaplasmose e Babesiose).

Diagnóstico:
Consulte o Médico Vetetrinário. Ele é o profissional certo para diagnosticar, receitar e tratar dos seus animais.

Prevenção:
A forma mais utilizada para prevenção é a Premunição, realizada em animais de alto valor e que são trasnporados de áreas livres da doença para áreas endêmcias, e a vacinação, que tem mostrado efeitos variáveis.

Tratamento:
No tratamento da doença emprega-se drogas específicas contra o parasita como a Oxitetraciclina (TETRADUR LA 300) ou Imidocarb. As vantagens da Oxitetraciclina são o custo, a segurança e a certeza de que não esterilizaremos os animais do outro agente da Tristeza Parasitária Bovina, a Babesia spp. Num outro estudo em vias de publicação foi demonstrada a conveniência e a eficiência de TETRADUR LA 300 na quimioprofilaxia também da Babesiose. Ainda com relação ao tratamento, deve-se ter em mente que a terapia de suporte tem tanta importância quanto a terapia específica. Assim protetores hepáticos (soluções de glicose endovenosa), hidratação, antitérmicos/analgésicos (Ketoprofeno – KETOFEN 10 %), transfusões sangüíneas (em torno de 2,0 L de sangue/100 kg de peso vivo) nos casos mais graves, são fundamentais.

rsuser

Share
Published by
rsuser

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

5 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

5 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

5 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

5 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago