Notícias

Aminoácidos amenizam impacto da geada na produção de hortifruti

A queda nas temperaturas na região sul e sudeste, durante o outono e inverno, impacta a produção de hortifruti no país, principalmente quando há formação da geada. O fenômeno natural, responsável por danos como a queima das folhas do vegetal, devido ao congelamento da água no interior da planta, resulta na diminuição da produtividade em diversos cultivos, refletindo no resultado e na qualidade do produto final.

O produtor de pêssego Maurício Bellaver, do município de Halo Farroupilha (RS), conta que, em seu pomar, as plantas sofriam com o estresse fisiológico causado pela incidência de geada. A utilização de complexos de aminoácidos no cultivo antes e após a ocorrência do fenômeno tem sido uma prática natural eficiente para auxiliar na produção.

De acordo com o agricultor, com as aplicações, é possível a prevenção dos impactos, a redução dos danos e a recuperação do vegetal durante as estações frias do ano. “Acontecia muita queima na planta e sofríamos com bastante perda. Com a utilização de produtos à base de aminoácidos diminuímos o estresse da planta, reduzindo os danos em aproximadamente 50%”, explica Bellaver.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico de hortifruti da Alltech Crop Science, esses complexos atuam, de forma natural, na ativação e na aceleração do metabolismo da planta. “O resultado é o aumento da temperatura interna do vegetal e, consequentemente, a redução dos estresses fisiológicos causados pelas baixas temperaturas. Alterando desta forma, o ponto de congelamento da água dentro das células da planta”.

Revoredo ainda destaca que os períodos de geada coincidem com a fase em que vai se iniciar o desenvolvimento de culturas como pêssego e uva, antes e durante o estádio de brotação, o que impacta diretamente no progresso da parte mais nova do vegetal. “Essa queda na temperatura, ocorre tanto no final do outono, como durante o inverno, e pode ocorrer em função do ano, nos meses de agosto e setembro, período em que está soltando a brotação. Por isso é importante o produtor estar atento sobre possíveis alertas de geada em sua região”, finaliza.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago