Ametista do Sul realiza ações da Campanha “Produza seu alimento e colha saúde”

O município de Ametista do Sul está entre os 42 municípios que fazem parte da Campanha Regional “Produza seu alimento e colha saúde”, uma ação realizada pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. Inúmeras atividades envolvendo a Campanha estão sendo realizadas nessa região. Na tarde de terça-feira (31/05), a equipe da Emater/RS-Ascar de Ametista do Sul promoveu uma oficina de culinária com o Grupo de Apoio Lutando pela Vida (Galvi), formado por mulheres que lutaram contra o câncer.
A atividade teve como foco a realização de receitas à base de batata-doce, um dos alimentos trabalhados na Campanha Regional, desde o ano passado. Para este ano, os produtos com destaque na Campanha foram definidos levando em consideração o Ano Internacional das Leguminosas, o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, o diabetes, e o índice das doenças informadas no estudo de situação realizado pela Emater/RS-Ascar na região, justificando a melhoria dos hábitos alimentares e de Masonry produção. Dessa forma, a Campanha vem divulgando alimentos como feijão, cebola, mandioca, batata yacon, peixe e frutas diversas. O objetivo da ação este ano é resgatar e oportunizar o acesso a essas cultivares para ampliar a diversidade de oferta de alimentos para o consumo familiar.
As mulheres do grupo Galvi se encontra todas as terças-feiras, nas dependências do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Ametista do Sul, onde desenvolvem diferentes atividades, como oficinas de artesanato, atendimento psicológico em grupo, além de contar com o apoio da Emater/RS-Ascar na realização das oficinas, que visam promover o bem-estar e a qualidade de vida do grupo.
“As ações que estamos realizando buscam estimular a alimentação saudável com produtos oriundos da agricultura familiar, por meio da diversificação dos produtos, promovendo a segurança e soberania alimentar, bem como a qualidade de vida dessas pessoas”, exclamou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Tatiane dos Santos.
Emater – RS
