Categories: Notícias

Aluguel de colmeias traz renda extra para produtores de mel de SC

Produtores de maçã alugam as colmeias para melhorar a polinização.

Apicultor ganha em média R$ 60 por colmeia na temporada.

O aluguel de colmeias traz uma renda extra para produtores de mel de Santa Catarina. Quem aluga são os produtores de maçã, para melhorar a polinização de pomares.

As abelhas estão em plena produção.

Os produtores devem colher 100 toneladas até o final do ano. A safra sai de Bom Retiro, na serra catarinense, e vai para países da Europa e para os Estados Unidos. Mas esta não é a única fonte de renda dos apicultores. Eles também alugam as colmeias.

“temos 1800 caixas com abelhas e 150 delas estão nos pomares de maçã”, diz o apicultor diego lopes. 

As colmeias são transportadas em caminhões para as propriedades de produtores de maçã da serra catarinense e ficam em média 25 dias nas fazendas. Pelo aluguel de cada caixa, o apicultor ganha R$ 60 por temporada. “As abelhas estando nos pomares ou na mata nativa, a quantidade de mel é praticamente igual. E vale a pena colocar nos pomares de maçã pelo dinheiro que eles pagam”, conta Diego.

Por ano, são alugadas 40 mil caixas por produtores de Santa Catarina. Um negócio que garante renda extra para 200 apicultores e que está em crescimento. Nésio de Medeiros, presidente da Associação dos Apicultores de SC explica que a polinização é tendência no mercado. “Hoje é maçã e pera, mas amanhã vai ser a laranja, vai ser a soja. Num futuro breve, teremos um grande mercado de polinização para a agricultura brasileira.”

As abelhas têm um papel importante nos pomares: são responsáveis pela polinização das flores. Transferem os grãos de pólen, que é a estrutura masculina das plantas, para a parte feminina de uma outra flor.

O técnico agrícola jobson althoff aluga colmeias há vinte anos, desde que começou a cultivar maçã. No começo, ele usava uma caixa de abelhas na plantação, que tem 30 mil pés da fruta. Mas resolveu aumentar a quantidade. “Com o passar do tempo, a gente foi usando duas caixas. O ano passado, foram três e, nesse ano, quatro. Percebemos um grande aumento na produção”, explica jobson.

Estudos feitos por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina mostram que as abelhas polinizam os pomares por três dias, depois começam a buscar a mata nativa, onde o néctar é mais doce. Para mantê-las constantemente nas plantações, os produtores instalam as caixas aos poucos. Metade quando as flores brotam e metade quando abrem.

“A gente não quer correr o risco de que outros insetos façam essa polinização. Com abelhas, temos mais garantias”, lembra Jobson.

Santa Catarina é o terceiro colocado na produção de mel do brasil. O Paraná é o segundo e o Rio Grande do Sul, o primeiro. Na safra de maçãs, os catarinenses ocupam o segundo lugar e novamente os gaúchos a primeira posição.

 

Fonte: Globo Rural

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago