Categories: Notícias

Altas temperaturas devem ser menos frequentes neste verão

As altas temperaturas já são sentidas há um bom tempo, mas o verão começa oficialmente às 21h03min deste domingo. Para os gaúchos, a boa notícia é que a temporada 2014-2015 será menos quente do que a passada, marcada por máximas históricas no Rio Grande do Sul.

De acordo com a MetSul Meteorologia, não haverá como escapar do calorão, mas ele não será tão frequente. “São prováveis ondas de calor na estação que começa, com marcas próximas ou acima de 40 graus em alguns dias. Porém, o número de dias de calor extremo tende a ser inferior ao registrado no verão 2013-2014”, informa o comunicado da empresa.

Segundo a MetSul, os gaúchos vão experimentar até algumas noites de frio, sobretudo no Sul e na Serra, já que massas de ar frio vindas do oceano deverão passar com mais força ao longo da costa. “Isso já deve ser sentido agora nos primeiros dias do verão, com jornadas de temperatura baixa à noite antes do Natal, contrastando com o mesmo período em 2012, que foi marcado por intensa onda de calor e o Natal mais quente já registrado em Porto Alegre”, diz o comunicado.

A irregularidade da chuva, muito comum no período, será ainda maior, o que, para a MetSul, pode acarretar riscos para a agricultura. “A má distribuição temporal (quando chove) e espacial (onde chove) das precipitações é normal no verão gaúcho e tende a ser maior agora em 2015. Antes mesmo do começo da estação, no final da primavera, algumas áreas do Estado já se ressentiam de chuva abaixo da média com impactos no campo”, destaca a meteorologista Estael Sias.  

Apesar disso, devem ser esperados episódios pontuais de chuva volumosa a excessiva, de curta duração, e com características muito localizadas. As regiões Leste e Nordeste do Estado têm maior propensão a esses episódios, sobretudo o Litoral Norte, que sofre maior influência das correntes de umidade que atuam nesta época do ano.

 

Fonte: Jornal do Comércio RS – Online

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago