Categories: Notícias

Algodão de Mato Grosso deve ter terceira maior produtividade da história

Conforme a colheita do algodão em Mato Grosso vai chegando à reta final, 80,0% na última semana, as estimativas de produtividade começam a apresentar números mais próximos aos reais. As chuvas ocorridas no mês de julho não tiveram efeito negativo na produtividade do algodão no estado, já que houve apenas casos pontuais de algodão caído no chão, não refletindo em perdas consideráveis para a produção mato-grossense, que deve ser de 967,0 mil toneladas, a terceira maior da história. O apontamento é do boletim desta semana do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

Ao final da última semana, a produtividade média ponderada pela colheita no estado estava em 262,2@/ha. Espera-se que a produtividade em Mato Grosso se mantenha em patamares similares aos apresentados nas duas últimas semanas até o final da colheita, considerando que os piores talhões da lavoura foram em sua maior parte colhidos no período inicial da colheita.

Preços

Depois de um mês de janeiro positivo e de boas expectativas para o mercado da cotonicultura mato-grossense, o restante do ano não apresentou a mesma realidade, nem confirmou as expectativas.

Devido a vários fatores, como retração da demanda e grandes estoques, a cotação da pluma vem registrando queda desde fevereiro, atingindo R$49,54/@ em 7 de agosto, a pior cotação desde janeiro de 2013. Principalmente devido a fatores técnicos no mercado internacional, que registrou elevações nas últimas semanas, as cotações internas do algodão foram impulsionadas, fechando agosto a R$52,02/@.

Segundo o IMEA, é extremamente complicado estimar até quando o suporte registrado no mercado internacional deve permanecer, já que as análises fundamentalistas apontam para mais quedas, mesmo com fatores técnicos elevando as cotações. Sendo assim, mesmo com um mercado com pouca liquidez, e com os preços abaixo do custo de produção, esse pode ser um momento para negociações.

 

Fonte: Canal Rural

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago