Categories: Notícias

Alemão cria aparelho que salva cavalos com fratura do sacrifício

Quando um cavalo fratura um dos membros, o mais comum é que seja sacrificado. Além de uma possível e complicada cirurgia, o mais difícil é a recuperação. Pois como se faz para imobilizar um animal de 700 quilos para que o membro seja aliviado? O ferrador de cavalos Michael Puhl de Losheim, na Alemanha, se preocupou com isso durante um bom período. Além disso, seus serviços são bastante requisitados para correção dos aprumos e outros problemas ortopédicos dos cavalos. O alemão tem até mesmo uma palmilha patenteada bastante usada pelos colegas de profissão a redor do mundo.

Mas o que mais dá orgulho ao coração de Puhl é um produto muito especial: o aparelho de suspensão para cavalos. “A ideia é simples: quando um cavalo precisa aliviar o peso sobre algum membro se torna necessário aliviar seu peso corporal”, explica o mestre em ferrageamento. A solução é tão simples quanto a ideia: por meio de um sistema de cintas o cavalo é pendurado em uma construção no teto. Em princípio já se suspendiam cavalos desse modo há 500 anos. Mas a novidade é que por esse método é possível fazer ajustes variáveis sobre peso com redução de até 260 quilos do peso do animal e outro importante diferencial é que ele consegue se movimentar livremente dentro da cocheira. “Isso é que faz a diferença, pois se um cavalo fica parado somente em um lugar aumentam substancialmente as chances de cólicas que muitas vezes levam a morte”, ressalta Puhl.

O sistema de suspensão do cavalo foi lançado por Puhl há cinco anos, desde então já foram vendidas 30 instalações iguais pelo valor aproximado de 16 mil euros, inclusive, duas para os EUA. Outro ponto de seu negócio é o sistema de aluguel. “Tenho três aparelhos em Losheim e em caso de emergência posso instalá-los em poucos horas no local desejado.”

A tendência é que todas as clínicas veterinárias tenham um equipamento semelhante e são muitos os casos em que há recuperação total de fraturas em que muitas vezes havia risco de sacrificar o cavalo. Também está em desenvolvimento um aparelho de suspensão para ser usado no transporte até a clínica veterinária.

 

Fonte: Mundo dos Cavalos

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago