Categories: Notícias

Agricultura familiar vira destaque em Antônio João (MS)

Assentamento no município se encontra em plena produção 

Oitenta e seis famílias de trabalhadores rurais de Antônio João sonhavam em ter acesso à terra para que pudessem tirar dela sua subsistência e melhorar a vida com a comercialização do excedente da produção. Os agricultores tiveram conhecimento do Programa Nacional de Crédito Fundiário, no ano de 2007, e, através do PNCF, conseguiram adquirir a Fazenda Vera Nilda, posteriormente dividida em 86 lotes de 4,5 hectares para que pudessem concretizar o sonho de produzir em terras próprias. O assentamento Vera Nilda, implantado inicialmente através de financiamento coletivo, hoje se encontra em plena produção e os compromissos coletivos para aquisição da terra atualmente são de responsabilidade individual, sendo que cada produtor pode, individualmente, planejar a sua atividade produtiva e financeira. 

As terras da fazenda foram escolhidas em função do grau de fertilidade, topografia, aspectos ambientais, disponibilidade de água, próximo à cidade com facilidade de escoamento da produção, entre outros quesitos necessários à exploração agropecuária. Atualmente os associados são beneficiários do apoio municipal através da manutenção das estradas vicinais, assistência à saúde, transporte escolar e aquisição de alimentos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A terra é preparada para o plantio com máquina própria e patrulha mecanizada cedida pelo governo do Estado com a prefeitura, e os técnicos da Agraer. 

A preocupação com a preservação do meio ambiente é constante, principalmente com a preservação de 20% da área sem cultivo e proteção dos mananciais e cursos de água. Os animais bebem água bombeada para bebedouros, não acessando o curso d”água ou transitando na mata ciliar. Realizam também o aproveitamento dos restos culturais que são utilizados na alimentação dos animais domésticos e também como compostagem na cobertura do solo como fonte de material orgânico. Atualmente os produtores através da Associação Progresso estão em negociações com a Prefeitura de Antônio João com o intuito de criar a “Feira do Produtor”.

 

Fonte: Correio do Estado

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago