Produtores estão mais cautelosos na hora de vender a safra.
Colheita se aproxima e negócios estão em ritmo lento.
Os produtores de algodão de Mato Grosso estão mais cautelosos na hora de vender a safra. A colheita se aproxima e os negócios se encontram em ritmo mais lento do que no ano passado.
A lavoura de algodão é o centro das atenções do agricultor Herlan Meinke. Este ano, ele investiu mais na cultura, plantou 480 hectares na fazenda que fica em Campo Verde, sudeste de Mato Grosso, 90% a mais que na safra passada.
A maior aposta veio acompanhada de cautela. Quando encontrou preços atrativos, o produtor bateu o martelo e vendeu 70% do que espera colher, uma estratégia para não ficar refém das possíveis oscilações no mercado da pluma.
Considerando apenas as despesas com a compra de insumos e operações no campo, cada hectare cultivado com algodão em Mato Grosso custa mais de R$ 4,3 mil, em média, 27% a mais do que na safra passada.
A colheita do algodão, em Mato Grosso, começa na semana que vem e de acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), os produtores do estado comercializaram com antecedência cerca de 500 mil toneladas da pluma, o que representa 55% da produção que deve ser colhida. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o ritmo das vendas é um pouco mais lento. Naquela época, 62% da produção já estavam negociados.
Quem segurou muito as vendas deve ficar atento, segundo a associação que representa os produtores porque os preços estão em queda. A arroba da pluma está valendo, em média, R$ 58,80 em Mato Grosso, 5% a menos que há um mês.
Por: Globo Rural
Fonte: Globo Rural
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…