Notícias

Agricultores participam de projeto de reflorestamento de matas em SE

Objetivo é recuperar a mata ciliar devastada ao longo do tempo.

Trabalho é orientado por profissionais da Universidade Federal de Sergipe. Agricultores de assentamentos estão aprendendo a importância de preservar a natureza em Sergipe. Eles participam de um projeto de reflorestamento das matas ciliares dos afluentes do Rio São Francisco. Todo trabalho é orientado por profissionais da Universidade Federal de Sergipe.

Pelo menos uma vez por semana, no município de Poço Redondo, no sertão de Sergipe, o grupo de agricultores tem o compromisso de plantar espécies nativas da região. As árvores são plantadas às margens rio Jacaré e Betume, afluentes do Rio São Francisco. A ideia é recuperar a mata ciliar, devastada ao longo do tempo.

Para implantar o projeto a coordenação buscou envolvimento de toda a comunidade. Famílias inteiras de assentados se dividem no trabalho de plantio das mudas.

A agricultora Ivonete Cardoso participa de todas as ações. “É importante porque a gente via a degradação da natureza. Então, esse reflorestamento para nós é muito importante”, diz.

Foram plantadas dez mil árvores nativas. A meta é fazer a cobertura de 50 hectares com a plantação de 80 mil mudas. Setecentas famílias participam do projeto que começou no ano passado e os resultados começam a aparecer. Em uma das áreas a vegetação já alcança um metro.

A agricultora Rita da Silva tem orgulho do ajudou a reconstruir e passa para os netos o bom exemplo. “Para eles saberem o valor que tem. Para quando crescerem, não desmatar e plantar mais. Para Deus ajudar e vir chuva pra nós”, diz.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo