Notícias

Agricultores participam de palestra sobre Cadastro Ambiental Rural

Cerca de 40 agricultores familiares participaram na quinta-feira (04.12), no Ginásio Municipal de Esportes de Gramado Xavier, de palestra ministrada pelo Assistente Técnico do Escritório Regional de Soledade, Josemar Parise, sobre o Novo Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A palestra integrou as atividades do 4º Seminário Ambiental de Gramado Xavier e visou esclarecer dúvidas referentes ao Cadastro, que consiste no registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais e é obrigatório desde o primeiro semestre de 2014.

O ATR Parise ressaltou que é necessário que os agricultores entendam o Novo Código Florestal. ?É importante que o agricultor saiba o que é o código florestal, seus conceitos como as Áreas de Preservação Permanente, as APP?s, entre outros pontos, e os aspectos que ele envolve para poder identificá-los na sua propriedade e facilitar o mapeamento e os registros no CAR. ?

A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura de Gramado Xavier, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Gramado Xavier.

Durante esta semana outras palestras estão sendo realizadas na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade. Nesta terça-feira (09/12) os temas serão apresentados para os agricultores familiares e beneficiários da Chamada Pública da Sustentabilidade ? Lote 49, das comunidades de Arroio do Prata e Campina Redonda. As temáticas também serão levadas aos agricultores das comunidades de Santo Antônio e Bela Vista na próxima quinta-feira (11/12), às 9h e às 14h, respectivamente, e Pontão do Butiá e Contestado, no dia 16/12, a partir das 14h. Todas as comunidades são localizadas no município de Espumoso.

O prazo para os agricultores realizarem o Cadastro Ambiental Rural das suas propriedades será encerrado em maio de 2015, podendo ser prorrogado por mais um ano, sendo obrigatório para todos os imóveis rurais do País. 

 

Fonte: Emater – RS

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo