Notícias

Agricultores de SP comemoram a produtividade da palmeira juçara

Na região de Mogi das Cruzes, fruto é comercializado a R$ 5 o quilo.

Quatro produtores. É época dos frutos da palmeira juçara, em São Paulo. Ela é uma atividade vantajosa para o agricultor, que consegue ao mesmo tempo explorar economicamente uma árvore nativa e evitar o corte ilegal para extração do palmito.

A propriedade de Geraldo Pinto fica em Mogi das Cruzes e tem quase 2 mil pés de palmeira juçara. O sítio de 63 hectares é da família há mais de 100 anos, desde a época do avô do agricultor que escolheu a região para investir.

A produção dos frutos da palmeira juçara é sempre boa porque a região fica no meio da floresta. Só nesta propriedade devem ser colhidos em torno de 300 quilos.

Geraldo vende apenas os frutos a R$ 5 o quilo e está satisfeito com o preço. “A palmeira é nativa, não temos gasto, é tudo lucro”, diz.

Mantido pela iniciativa privada, ele faz parte de um programa para estimular a preservação ambiental e gerar oportunidades de negócios para os agricultores que trabalham nas áreas próximas. Quatro produtores recebem sementes selecionadas por biólogos e juntos, devem colher este ano quase 1 tonelada de frutos.

Quem faz a colheita na propriedade de Geraldo é Marcos Prado. Ele é funcionário do parque há seis anos, mas explica que nem tudo é coletado, uma parte fica para a alimentação dos animais que vivem na mata. juntos, devem colher este ano quase 1 t de frutos.

 

Por: Priscila Tovic

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo