Categories: Notícias

Agricultores começam a entregar alimentos para o PAA municipal

Segunda-feira é dia de retomar os trabalhos para todo mundo. Em Arapiraca, os agricultores familiares têm mais uma razão de começar bem a semana. Este foi o dia designado para a entrega dos produtos que integram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

No total, são 391 produtores rurais cadastrados e habilitados via edital, que devem levar comida à mesa de diversas instituições carentes e equipamentos públicos de alimentação e nutrição de todo o município. 

As entregas são feitas às segundas-feiras no galpão da Compra Direta Local – Central de Distribuição Arapiraca-AL, localizado na Rua Dom Jonas Batingas, bairro de Ouro Preto, num convênio entre a Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias Municipais de Agricultura (Semag) e de Assistência Social (Semas), junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Plano Brasil Sem Miséria. 

Às terças, 35 entidades e ainda o Restaurante Popular Jerimum vão buscar os produtos a partir das 7h. A primeira remessa se iniciou nesta semana e o fato deve ser repetir até o mês de março de 2015. 

O produtor de fruticultura Genivaldo , de 40 anos, se disse muito contente com mais esta iniciativa da Prefeitura em dar auxílio ao homem do campo. Ele abastece o PAA desde 2006 com carregamentos de goiaba. 

“Sou um dos primeiros produtores inclusos neste programa e, desde então, comercializamos todos os anos. E isto de certo modo é uma forma de manter quem está no campo, por conta dos incentivos dados pela Prefeitura de Arapiraca. Se não houvesse isso, seria muito mais difícil continuar prosperando. Hoje, o agricultor que se organiza tem o mesmo padrão de vida de quem reside na cidade”, diz ele, que também é líder na Associação de Produtores de Fruticultura na Comunidade Pé Leve. 

Esta compra – notabilizada num total de R$ 1.716.499,32 – com doação simultânea vai para os refeitórios do Restaurante Jerimum, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Planalto, CRAS Manoel Teles, CRAS Jardim das Paineiras, CRAS Itapoã, CRAS Eva Pessoa, CRAS Cazuzinhas, CRAS Canafístula, CRAS Batingas, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Sagrada Família, Associação dos Capoeristas, Conjunto Padre Antônio Lima, Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), Conjunto Mangabeiras, Associação Comunitária Senador Arnon de Mello, Associação dos Pensionistas, Idosos e Aposentados de Arapiraca (Apiaar), Comunidade quilombola Pau d”Arco, Associação Beneficente Primavera – FASP, Comunidade Terapêutica Nova Vida, CAPS A e D, Comunidade Casa Dona Paula, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Arapiraca (antigo PETI), Escola Lar de Nazaré (Casa da Menina), Fundação Antônio Jorge, Fundação de Assistência de Meninos e Meninas de Arapiraca (Famma), Associação Comunitária Santa Edwiges, Sociedade Espírita Ivony Pereira, CAPS Nise da Silveira, Casa de Passagem, Grupo Espírita André Luiz, Associação Psiquiátrica – ITA, Associação Pestalozzi de Arapiraca, Associação Mãe Rainha, Associação Vicente de Paula e Associação de Apoio aos Portadores de Câncer (AAPC). 

Segundo um dos coordenadores do programa municipal, o técnico da Secretaria de Agricultura, Adriano Alves, a estimativa mensal é de o PAA Arapiraca beneficiar 10.458 pessoas diretamente, tendo acesso aos seguintes produtos entregues pelos agricultores: abacaxi; abóbora; alface; banana prata; berinjela; bolo de macaxeira; broa de fécula; cebolinha; cenoura; coentro; couve; doce de banana em calda; doce de mamão em calda; feijão carioca – tipo 1; feijão de corda; galinha caipira; goiaba; inhame; laranja-pêra; macaxeira; maracujá; maxixe; melancia; mel de abelhas; ovo de codorna; pimentão verde; quiabo; e tomate. 

Os agricultores familiares estão todos cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e recebem o dinheiro via Banco do Brasil, num cartão sem taxa ou anuidade alguma. 

 

Fonte: Alagoas 24 Horas.

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago