Categories: ArtigosGado de Leite

Aditivos na dieta de vacas leiteiras: mais dados científicos para ajudar na tomada de decisão

Na última reunião da ADSA (The American Dairy Science Association) em 2014 foram discutidos alguns pontos importantes sobre a utilização de aditivos. Um aditivo é um alimento adicionado a uma ração para aumentar o desempenho. Iremos discutir alguns

Betacaroteno para vacas em transição

A adição de betacaroteno na dieta de 238 vacas 14 dias antes do parto foi estudada por pesquisadores da UFLA. Foram utilizados 200 mg por animal. Houve um aumento no nível plasmático de beta-caroteno, mostrando que o produto realmente foi absorvido. Vacas de duas ou mais crias apresentaram uma diminuição na contagem de células somáticas (CCS) e uma menor incidência na retenção de placenta. Nenhuma diferença foi observada para primíparas.

Suplementação de leveduras

Pesquisadores da Universidade de Kansas adicionaram levedura na dieta de 40 vacas nas doses de 30, 60 ou 90 gramas por vaca durante 21 dias antes do parto até 42 dias após o parto. Nenhuma diferença foi observada em produção de leite. Entretanto, houve uma mudança no tamanho, frequência e duração da refeição quando foi comparado 30 e 60 gramas de levedura.

Estresse térmico e eletrólitos

Um total de 104 vacas Holandesas e Jersey receberam 270 gramas de uma mistura de eletrólitos 21 dias antes do parto até 30 dias após o parto. Vacas Holandesas que não receberam eletrólitos produziram mais leite que vacas que receberam. Não houve diferença na produção de leite das vacas Jersey. Pesquisadores da Universidade do Mississipi também não notaram diferença na composição do leite, consumo de matéria seca, taxa respiratório, temperatura retal e metabólitos sanguíneos.

Levedura versus Tamponante

Levedura viva ou sesquicarbonato de sódio (SS, 227 gramas) foram adicionadas na dieta de 800 vacas Holandesas durante um período de 16 semanas. Vacas suplementadas com levedura produziram 1,7 kg de leite a mais que vacas suplementadas com SS. Também houve um aumento na produção de sólidos com adição de levedura comparada a SS.

Niacina

Quatro vacas canuladas foram utilizadas para avaliar a adição de 12 gramas de niacina em dietas de silagem de milho ou capim. A temperatura corporal foi menor para vacas que receberam Niacina. Pesquisadores da Universidade de Nova Hampshire não notaram outra diferença entre os tratamentos.

Para aditivos temos que ficar atentos às novidades que a ciência esta produzindo. Existem inúmeros pontos de interação que podem modificar o resultado esperado. Com dados científicos mostrando resultado, o nutricionista precisa ajudar o proprietário a decidir se a utilização do aditivo é interessante do ponto de vista financeiro.

 

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago