Foram confiscados mais de quatro mil litros de produtos clandestinos
Brasília (15/5/2013) – Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Espírito Santo apreenderam bebidas falsificadas nesta semana no bairro Maruípe, no município de Vitória (ES). A operação foi coordenada pelo Serviço de Inspeção de Produto Vegetal da Superintendência Federal de Agricultura do estado (SFA/Mapa).
Até o momento, foram apreendidos mais de quatro mil litros de produtos clandestinos, sendo alguns já envasados e outros a granel. Aproximadamente 25 mil rótulos, corantes, aditivos e outros materiais também foram confiscados.
A fiscalização foi realizada com o apoio de policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações de Vitória. Por tratar-se de fraude, o proprietário do estabelecimento foi preso e indiciado. Também houve apreensão de um caderno contendo receitas de fabricação das bebidas apreendidas.
Entenda o caso
A ação foi motivada por uma denúncia anônima feita por meio do Disque Denúncia 181, em março, e posteriormente encaminhada à Superintendência Federal de Agricultura do Espírito Santo pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.
Desde o dia 12 de março, fiscais da SFA/Mapa realizaram diligências para apurar a denúncia. No entanto, como o local – uma casa de dois andares –estava sempre fechado durante o processo de investigação e havia indícios de cargas contendo garrafas em uma caminhonete próxima à residência, foi solicitada autorização judicial junto à Advocacia Geral da União (AGU-ES) para a entrada dos fiscais no imóvel.
Visando assegurar a integridade física dos fiscais durante a ação e diante da suspeita de falsificação ou defraudação, foi solicitado o apoio da Delegacia de Defraudações e Falsificações de Vitória. A denúncia foi confirmada e os fiscais, além da apreensão dos produtos, também coletaram amostras para análise.
Fonte: MAPA
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…