Categories: Notícias

Abiove aponta desaceleração de exportação de soja em julho

A Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) atualizou nesta terça-feira (2/9) os dados de exportação e processamento da indústria em julho e no acumulado de 2014, mas manteve as projeções de vendas externas, processamento e produção do complexo soja para este ano. O ritmo das exportações do setor processador já sofreu uma desaceleração, conforme dados da entidade. Se em junho os embarques da indústria somaram 3,19 milhões de toneladas, em julho esse volume caiu para 2,408 milhões de toneladas. No acumulado do ano, o setor vendeu ao exterior 17,431 milhões de toneladas. Conforme a Abiove, a amostragem de janeiro a julho representa de 79,0% a 81,0% do total do setor. A indústria processou 2,62 milhões de toneladas em julho, ante 2,73 milhões de toneladas em junho.

Para o secretário-geral da Abiove, Fábio Trigueirinho, o Brasil se aproxima do final da janela de oportunidade de exportação este ano. “Sazonalmente, a cada mês que passa tem uma tendência de redução. Os volumes principais já foram embarcados”, destacou. Os estoques ainda apertados dos Estados Unidos possibilitaram um bom ritmo de vendas externas nos últimos meses, mas a partir de agora a situação deve mudar, com a entrada da safra 2014/15 norte-americana, salientou. “Dentro de um mês, um mês e meio já começa a entrar mais oferta dos EUA. O mercado começa a andar mais devagar.”

Em setembro, a Abiove manteve inalteradas as suas principais estimativas. O motivo, segundo Trigueirinho, é a pequena diferença de dias entre o relatório do mês anterior, que saiu em 18 de agosto, e o deste mês, divulgado no início de setembro. Segundo ele, neste período não surgiram novas informações capazes de alterar a expectativa da associação. Para o complexo soja, a associação prevê exportações de 45,00 milhões de toneladas e processamento de 36,80 milhões de toneladas. As previsões para farelo e óleo de soja também foram mantidas. De acordo com a Abiove, a produção brasileira de farelo de soja deve somar 27,90 milhões de toneladas, enquanto a de óleo de soja deve chegar a 7,10 milhões de toneladas.

 

Fonte: Estadão

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago