Notícias

Abertura da Colheita espera receber 50 delegações de arrozeiros

Rodada de reuniões para organizar a vinda das excursões começa nesta semana no Rio Grande Sul e em Santa Catarina
A participação de todos os envolvidos na produção de arroz no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e também em países da América Latina na vigésima-sétima Abertura Oficial da Colheita do Arroz é fundamental. Para isso, a Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) começa neste mês a realizar diversas reuniões com as associações de arrozeiros, escritórios locais do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e cooperativas para mostrar a importância de estarem presentes ao evento que ocorre entre os dias 16 e 18 de fevereiro na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha (RS).
Conforme o consultor Luis Antônio Valente, neste ano a ideia é dar uma conotação significativa para a participação dos colaboradores, os que fazem a lavoura andar. As reuniões começam no próximo dia 10 com os produtores da Planície Costeira Externa, que vai desde São José do Norte até Torres. No dia 17, será a vez da Zona Sul, onde se reunirão além das Associações de Arrozeiros, Queda também técnicos e alguns conselheiros do Irga. No dia 18, o encontro ocorrerá com os representantes do setor na Planície Costeira Interna e será em Camaquã. No dia 19, terá um Dia de Campo em Restinga Seca, na Depressão Central, dentro da estratégia do Irga de realizar dias de campo regionais. A partir das outras duas semanas, as reuniões serão na Campanha e Fronteira Oeste.
Valente destaca que o último encontro ocorrerá no dia 31 de janeiro, em Santa Catarina, na sede da Copagro, no município de Tubarão. Lá estarão reunidas todas as cooperativas que produzem arroz na região Sul catarinense, assim como representantes da Estação Experimental de Itajaí, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). “Nós acreditamos que venham mais de dez excursões do estado vizinho. A meta é tentar chegar a 50 delegações no geral. É com esse intuito que estamos trabalhando. Também queremos mostrar a importância da representatividade dos produtores, como os seus parceiros, os seus colaboradores”, afirma.
O encontro catarinense vai aproveitar uma reunião da Câmara Setorial do Estado com a participação do presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e do vice-presidente Alexandre Velho. Valente lembra que todas as reuniões farão um cenário da situação da lavoura arrozeira e as perspectivas para a próxima safra, para culminarem com o convite para a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento em Cachoeirinha (RS) também deve contar com delegações de países do Mercosul. Além disso, produtores da Fronteira Oeste e Zona Sul estão organizando excursões para seus colaboradores.
Os interessados em organizar caravanas Các para participar da Abertura Oficial da Colheita do Arroz podem ser obtidas pelo telefone (51) 3211.0879 ou pelo e-mail federarroz@federarroz.com.br. O evento é organizado pela Federarroz. Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.
Foto: Flávio Burin/Federarroz/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago