Checar sistematicamente se os resultados (índices) estão sendo alcançados;
Agir nos resultados não alcançados e padronizar o sucesso.
Os índices são capazes de mostrar como anda o seu negócio, gerenciando pontos que mais afetam o sistema. A meta é o objetivo a ser alcançado. Alguns dos objetivos da gestão de índices e metas são:
Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia: O sistema permite que os funcionários estejam cientes dos objetivos da empresa. Desta forma, podem trabalhar no sentido de um objetivo comum, buscando, juntos, o alcance dos resultados
Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas
Conscientizar funcionários de quais indicadores serão mensurados, como são mensurados e quais são as ações que podem ser realizadas para a melhoria dos resultados
Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas
Estabelecer metas de forma planejada com a participação da equipe envolvida, bem como as ações de curto, médio e longo prazo que serão realizadas para que a meta seja atingida
Melhorar a troca de informações ou feedback e o aprendizado estratégicas
Avaliar resultados, quando os funcionários relatarão as condições favoráveis ou desfavoráveis que a empresa proporcionou para que as metas fossem ou não alcançadas
Definição dos índices importantes
O primeiro passo é definir quais são os índices capazes de sinalizar se o sistema está no caminho certo. Cada sistema tem índices altamente relacionados com seu resultado e a meta no mesmo índice pode ser diferente entre sistemas. A equipe que definiu o sistema deve ser capaz de definir quais são os índices importantes e quais são as metas em cada índice. Os índices podem criar referência que permitam comparar sistemas e traçar metas.
Definição das metas
Para que se tenha uma equipe motivada e trabalhando com alta produtividade é fundamental que todos saibam as metas do sistema e para que se obtenha sucesso é fundamental que essas metas tenham sido definidas de forma que seu cumprimento seja a garantia do sucesso.
Uma meta precisa ter algumas características:
Desafiadora: A meta será o impulsionador de todo o trabalho. Uma meta fácil não será capaz de motivar a equipe
Possível: Metas impossíveis perdem credibilidade e desmotivam
Mensurável: A meta precisa ser algo que possa ser medido
Temporal: Para que uma meta seja eficaz é necessário que seja estabelecido prazo para alcança-la
Relevante: Quando se traça uma meta, coloca-se energia da equipe na busca de seu cumprimento. Para isso é fundamental que se determine metas relevantes, que levem o sistema para o sucesso
A participação de toda a equipe na obtenção das metas é peça fundamental para o sucesso do sistema de gestão. Quando forma-se uma equipe alinhada, as energias do grupo são canalizadas em busca de um objetivo comum. As metas a serem atingidas por um indivíduo passam a ser metas do grupo e isto torna os resultados mais fáceis de serem atingidos. Além disso, há maior difusão da motivação da equipe pelo alcance da meta de determinado índice.
“O Brasil é um país onde as pessoas acham muito, observam pouco e não medem praticamente nada!” Fernando Penteado Cardoso – Engenheiro Agrônomo, um dos mais renomados agrônomos do Brasil.
“Gerenciar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo.” Prof. Vicente Falconi
Por: Patrícia Vieira Maia – Médica Veterinária
Fonte: Equipe Rehagro
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