A colheita do café ocorre quando os frutos atingem seu estado de maturação fisiológico (cereja), que ocorre no período da seca, que vai de março/abril a setembro, e estão prontos para serem colhidos. A maturação dos grãos pode variar de acordo com a região, variedade, sistema (lavouras abertas ou adensadas) e alinhamento (exposição ao solo) da lavoura, e do regime de chuvas.
Na colheita, obtém-se uma mistura de frutos com diferentes características com relação à maturação, cor, estado de seca na planta, densidade e teor de umidade, identificados pelos seguintes nomes: “Cereja” (50-70% de umidade); “Passa” (35-50% de umidade); “Bóia” (25-35 de umidade) e “Coquinho” (com menos de 25% de umidade). O ideal é que a colheita inicie quando a lavoura ou talhão apresentar pequena quantidade de cafés verdes, menor que 20%, e estiver ainda com pequena quantidade de frutos passas ou secos, ou seja, no estágio pós-maturação. A melhor qualidade do café seria obtida se fosse processado somente o “café cereja”. Isto se explica pelo fato de ser esta fase correspondente ao ponto ideal de maturação dos frutos, no qual a casca, a polpa e a semente encontram-se com a composição química ideal. De acordo com essas considerações, cabe ao proprietário ou o responsável pelas lavouras definir qual o melhor momento para iniciar a colheita.
A definição do momento de inicio da colheita é fundamental para a qualidade do café que será comercializado. As tabelas abaixo mostram a influência dos grãos defeituosos na perda de peso e na bebida do café.
Fonte: Citação de Matiello J. B. Etalli – Moderna Cafeicultura dos Cerrados
Cada fazenda apresenta diferentes dificuldades na colheita do café, sejam elas financeiras, com mão-de-obra ou com equipamentos. Para que isso não venha prejudicar a fazenda, é importante se adequar com o que tem e fazer o melhor, minimizando as perdas e vendendo café de boa qualidade.
Por: Equipe Rehagro
Fonte: Rehagro
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…