Exportação de café verde do Brasil sobe em março ante fevereiro, apesar de entressafra

As exportações de café verde do Brasil em março atingiram 2,696 milhões de sacas de 60 kg, queda de 4,2 por cento ante o mesmo mês de 2015, mas uma alta de 3,1 por cento ante fevereiro de 2016, informou nesta segunda-feira o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
“O mercado trabalhava com a expectativa de que o Brasil teria uma redução de exportações neste período (de entressafra), o que não ocorreu devido aos bons níveis de estoques existentes. Assim, nosso desempenho ficou acima do esperado”, disse em nota o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.
A colheita de café nos principais Estados produtores do Brasil, maior produtor e exportador da commodity, começará nas próximas semanas.
Com este cenário de embarques aquecidos, o Brasil precisará colher bons volumes na nova temporada, apontou o Cecafé.
“O importante é que precisaremos produzir no total cerca de 58 milhões de sacas nesta próxima safra para atender as demandas para exportação e consumo interno”, acrescentou Carvalhaes.
As estimativas de entidades e agentes do mercado para a colheita de café do Brasil em 2016/17 variam entre menos de 50 milhões de sacas e mais de 60 milhões.
A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada em janeiro, é de uma safra entre 49,13 milhões e 51,94 milhões de sacas.
