Notícias

Frango: diferença de preço do produtor ao consumidor

Dados do Procon-SP apontam que na última semana de janeiro, a quinta de 2015, o consumidor paulistano pagou pelo frango inteiro resfriado R$5,22/kg, valor quase 5,5% superior ao registrado um ano atrás, na mesma semana de 2014.

O detalhe, aqui, é que nesse mesmo período, o frango inteiro resfriado disponibilizado no grande atacado da cidade de São Paulo foi negociado por valor 2,85% menor que o do mesmo período de 2014.

Já o frango vivo apresentou recuo ainda maior, de 6,25%. Com isso, a diferença de preço entre granja e varejo na última semana de janeiro atingiu a marca de 132%, o maior valor registrado nas 40 semanas decorridas entre 1º de maio de 2014 e 31 de janeiro de 2015.

Notar, no caso, que esse diferencial ficou quase 50 pontos percentuais acima daquele observado em meados de outubro passado, ocasião em que a diferença de preço do frango abatido no varejo em relação à cotação na granja foi de 86%.

De toda forma, o incremento na diferença observado desde outubro não significou aumento de preço para o consumidor, pois, no período, o frango abatido negociado no varejo manteve relativa estabilidade de preço, com variações de não mais que 3% acima ou abaixo do valor médio.

Ou seja: tudo é consequência da deterioração dos preços do frango ao nível do produtor ou, mesmo, no atacado, indicativo de forte desequilíbrio na relação oferta/procura do produto. Com benefício apenas do “meio do campo”, os varejistas.

 

Fonte: Avisite

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo