Notícias

Especialistas apontam queda na produção de grãos no Paraná

Especialistas apontam queda na produção de grãos no Paraná

De acordo com dados levantados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Paraná terá queda na produção de grãos no ano de 2015. As estimativas apontam para redução de até 4% e o volume total de grãos produzidos no estado deve cair de 11,04 milhões de toneladas, registrados em 2013 para 10,55 milhões de toneladas. 

O principal motivo da redução, de acordo com os estudos, é a menor área de plantio de grãos e o atraso do plantio da soja na safra de verão. O diretor do Deral, Carlos Hugo Godinho, afirmou à imprensa que com o atraso da colheita da soja, especialmente na região norte do estado, o produtor perde a época ideal para plantar o milho safrinha e isso também impacta no resultado final da colheita deste grão. A previsão é que no próximo ano a área de plantio de milho safrinha seja de 1,87 milhão de hectares, abaixo da área plantada em 2013, que foi de 1,89 milhão de hectares. 

A área de plantio de feijão também vai apresentar queda. O baixo preço para comercialização do grão pode desestimular o produtor, por isso a previsão é de queda de 18% da área de plantio. 

A única cultura que deve ter aumento na produção é a soja. A expectativa do Deral é de um aumento de 8% na produção em relação à safra anterior. A produção no ano que vem deve ultrapassar os 22 milhões de toneladas, enquanto no ano passado a colheita foi de 20,5 milhões de toneladas. 

 

Fonte: Folha de Londrina

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo