Notícias

Embrapa Cerrados lança Prova de Produção de Leite a Pasto de Novilhas Gir Leiteiro

A Embrapa Cerrados, em parceria com a Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), realizará em 2015 a 1ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto de Novilhas da Raça Gir Leiteiro. O lançamento desta primeira edição foi, no dia 19 de dezembro, no Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), fazenda experimental da Embrapa Cerrados, no Gama (DF), onde será realizada a prova.

O lançamento reuniu a chefia da Embrapa Cerrados, pesquisadores, representantes de instituições parceiras e pecuaristas. O chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Roberto Peres, destacou que a prova de produção de leite é o primeiro passo da concretização de um sonho. “Vamos transformar o CTZL em um parque tecnológico de reprodução animal e seremos referência para o Cerrado. Além da genética, que é o carro-chefe da pesquisa, o CTZL se tornará uma vitrine de sistema de produção de gir leiteiro a pasto agroambiental sustentável”, afirmou.

Os representantes da ACZP, o presidente José Renato Lopes e o superintendente técnico Marcelo Toledo, demonstraram satisfação por coordenar a prova junto com a Embrapa Cerrados. “Iniciativa como esta mostra que as instituições estão se movimentando para melhorar a produção brasileira. Esta prova vai trazer um ganho genético na ponta final”, ressaltou o presidente.

Os pecuaristas que participaram do lançamento revelaram entusiasmo com a prova. Para o criador Paulo Horta, “com a credibilidade da Embrapa será possível mostrar o verdadeiro Gir leiteiro. A prova irá beneficiar a raça não os criadores”. Na opinião do pecuarista Carlos Eduardo Bezerra, a prova é importante para o desenvolvimento da raça, pois identificará animais de superioridade genética.

Melhoramento da raça – O principal objetivo da Prova é identificar matrizes com alto potencial genético para a produção de leite a pasto e de forma natural (sem a utilização de hormônios) e, desta forma, promover o melhoramento genético da raça Gir Leiteiro na região do Brasil Central.

O pesquisador Carlos Frederico Martins, coordenador da prova, explicou que será formado um Banco Genético da Raça Zebuína com Aptidão Leiteira com as cinco melhores fêmeas classificadas na prova. “As novilhas serão submetidas à aspiração folicular e coleta de embriões. Os produtos serão compartilhados igualmente entre o proprietário e a Embrapa com a assinatura do Contrato de Parceria”, comentou ao acrescentar que esta opção é facultativa a cada criador.

As novilhas serão classificadas de acordo com os seguintes atributos de interesse econômico: produção de leite, parâmetros de reprodução, teor de gordura, contagem de células somáticas, proteína e persistência de lactação. A prova também servirá para avaliar o custo e a rentabilidade da produção de leite no bioma Cerrado.

Prova – A prova contará com 30 vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrições, que deverão ser realizadas de 15/02/15 a 30/04/2015. As inscrições deverão ser feitas pelo email da ACZP (aczp.df@uol.com.br). A taxa de inscrição é R$ 4 mil por novilha inscrita, divididos em cinco parcelas, ou pagamento a vista com 10% de desconto (R$ 3.600,00).

Das 30 vagas, 20 serão destinadas às novilhas PO (Puro de Origem) ou LA 2 avaliadas pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ e o restante a animais que não tenham informação genética. Cada criador poderá inscrever até dois animais e só poderão participar da prova novilhas primíparas registradas na ABCZ e que estejam prenhes.

A entrada das novilhas no CTZL será nos dias 11 e 12 de agosto de 2015. Os partos serão realizados no período de 09/10/2015 a 31/12/2015. A divulgação dos resultados e a saída dos animais do CTZL ocorreram em dezembro de 2016.

A prova conta com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Hospital Veterinário da Universidade de Brasília e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

Mais informações: aczp.df@uol.com.br/ cerrados.eventos@embrapa.br

 

Fonte: Embrapa

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo