Notícias

EUA detectam vírus da Influenza Aviária em seu território

Não chega a surpreender. Os serviços veterinários norte-americanos detectaram a chegada dos vírus da Influenza Aviária (IA) ao país. Os primeiros isolados são compatíveis com os sorotipos H5N8 e H5N2 da IA, ambos de alta patogenicidade.

Com a recente detecção do vírus em granjas avícolas canadenses – até ontem, dia 16, a presença do vírus estava confirmada em dez granjas, a última delas produtora de ovos comerciais – o Departamento de Agricultura dos EUA reforçou a vigilância contra a doença, especialmente na fronteira com o Canadá.

E foi exatamente no estado de Washington, fronteiriço à Colúmbia Britânica (estado canadense onde o surto vem se alastrando), que ocorreu o isolamento dos primeiros vírus da doença.

Nada, pelo menos por enquanto, envolvendo a avicultura comercial. O primeiro achado, consistente com o sorotipo H5N8, foi identificado em um falcão selvagem pertencente a um caçador e mantido em cativeiro. Tudo indica que a transmissão do vírus para o falcão ocorreu através da alimentação – com aves silvestres mortas pelo caçador.

O segundo isolamento, consistente com o sorotipo H5N2, foi obtido de um pato selvagem (Anas acuta). Os dois isolamentos ocorreram no condado de Whatcom, exatamente na fronteira com a canadense Colúmbia Britânica (o que significa haver uma “compartimentação” do vírus). Mas só este último isolado se revelou compatível com o sorotipo isolado no Canadá.

Quase simultaneamente ao achado norte-americano, novos isolamentos ocorriam em diferentes países e continentes. Entre os asiáticos, no Vietnã e no Japão e, na Europa, na Itália e na Alemanha. Nestes dois últimos países a infecção pelo vírus da IA atingiu granjas de perus.

 

Fonte: AviSite

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo