Notícias

Comitê Técnico Setorial da Citricultura do Alto Uruguai avalia safra

O Comitê Técnico Setorial da Citricultura do Alto Uruguai, vinculado a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, esteve reunido, em Erechim, na quinta-feira (19.12), na sede do escritório regional da Emater/RS-Ascar, para avaliar a safra de laranja 2014 e projetar a de 2015, entre outros temas. Participaram da reunião integrantes do comitê dos municípios de Erechim, Aratiba, Erval Grande, Itatiba do Sul, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Severiano de Almeida e Três Arroios.

De acordo com o coordenador do Comitê Técnico da Citricultura, agrônomo Nilton Cipriano Dutra de Souza, o produtor obteve boa rentabilidade econômica e produtiva com a safra de laranja deste ano. A área cultivada na região do Alto Uruguai foi de 2.952 hectares, sendo que 2.509 hectares estão em produção, sendo 80% com a variedade Valência. A produção média foi de 25 toneladas por hectare e a fruta está sendo comercializada a R$ 0,20 o quilo.

Para 2015, de acordo com Souza, a perspectiva é de um aumento de até 5% da área a ser cultiva. ?Esperamos que os preços continuem melhorando?, avaliou. Em relação à produção, segundo ele, a tendência é diminuir em ralação a safra 2014 em função dos fatores climáticos que prejudicaram os pomares no período em que os frutos estavam na fase de desenvolvimento.

 

Fonte: Emater – RS

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo