Notícias

Agricultura no Cunene aposta no cultivo de mandioca

Em declaração à Angop, a propósito da campanha agrícola 2014/2015 aberta nesta sexta-feia (12), o director local da Agricultura, Dinis Pedro Pacavira, afirmou que o projecto visa o incremento do cultivo da mandioca na região, uma vez que os terrenos são férteis para a pratica do cultivo de tubérculos ,visando a erradicação da fome nas comunidades rurais e garantir a auto-suficiência alimentar. 

Segundo disse, para concretização do projecto foram distribuídos propagas de mandioqueiras às cinco cooperativas, que trabalharam em cinco hectares para produção de material vegetativo, a fim de serem distribuídas as famílias camponesas. 

“A intenção é que esta cultura seja também introduzida no meio rural e se tivermos a sorte de termos um ano com cerca de 600 milímetros de chuvas, acreditamos que com este propaga o Cunene terá mandioca no mercado produzida localmente, “Sustentou. 

Dinis Pedro Pacavira afirmou que esta medida vai contrapor os principais obstáculos relacionados com o êxito do cultivo de cereais como o milho, massango e massambala, que devida as irregularidades das quedas chuvas, os camponeses não conseguem colher a base necessária para o seu auto-sustento. 

Entretanto, salientou que, para o efeito, está a se trabalhar junto das comunidades sobre os aspectos técnicos do cultivo, as normas de transformação da mandioca em farinha e o aproveitamento das folhas para alimentação humana. 

A província do Cunene tem um clima semi tropical seco e é habitada por 965 mil e 288 mil pessoas, dos quais 79,1 porcento residente no meio rural. Produzem essencialmente massango, massambala, milho, trigo e cana-de-açucar. 

 

Fonte: AngolaPress – Luanda.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo