Notícias

Granizo atinge lavouras de tabaco no Vale do Rio Pardo (RS)

De acordo com a Afubra, até as 10 horas, 146 produtores comunicaram prejuízos na região 

Outra vez, produtores de tabaco sofreram prejuízos em função do temporal no Vale do Rio Pardo. Até as 10 horas desta terça-feira, 9, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) havia recebido 146 chamados em função do granizo apenas na região. No entanto, segundo o gerente técnico Iraldo Backes, o número deve aumentar ao longo do dia e pode chegar a 300. Nos três estados do Sul do País, foram 417 registros até esta manhã. Até o fim do dia, o número de lavouras prejudicadas pode ficar perto de mil, conforme Backes. 

De acordo com ele, no Vale do Rio Pardo, o granizo atingiu lavouras de Linha Nova, Linha Pinheiral, Linha Saraiva e Linha Arroio do Tigre – em Santa Cruz do Sul -, Herveiras, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Candelária, Venâncio Aires e Sobradinho. “Para dezembro, essa incidência é média. Atingiu vários locais, mas em proporções diferenciadas. Apesar de não ter um número de ocorrências tão elevado, em alguns locais a quantidade de granizo foi grande e, tendo em vista que agora é apenas o tabaco de maior valor comercial que está na lavoura, o prejuízo para uns produtores pode ser alto”, explicou o gerente técnico da Afubra. A avaliação do prejuízo será feita ainda hoje. 

Em Linha Arroio do Leite, interior do distrito de Monte Alverne, o vendaval também danificou casas. A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul foi informada de que pelo menos quatro residências teriam ficado parcialmente destelhadas. Uma equipe se deslocou para verificar a situação.

 

Fonte: Gazeta do Sul

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo