Notícias

FAO: após recorde de agosto, preço das carnes mantém-se estável

Referentes a novembro, dados ontem divulgados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontam estabilidade no índice de preços geral dos alimentos pelo terceiro mês consecutivo.

Idêntica estabilidade, pelo mesmo espaço de tempo, é observada entre as carnes que, após um recorde histórico de preços em agosto, sofreram ligeira declínio, mas ainda se mantêm em níveis bastante elevados.

Porém, em oposição à estabilidade acima mencionada, ressalta nos dados da FAO um nova elevação nos preços de grãos e cereais, ou seja, também das matérias-primas essenciais à produção animal.

Por ora, nada parecido com os preços registrados no início deste ano (recordes em 2014) ou em anos anteriores. Mas pode ser o indício de uma nova tendência. Portanto, algo cuja evolução deve ser acompanhada atentamente.

De toda forma não escapa que, nos últimos 12 meses, para uma baixa de 5,8% no preço dos cereais/grãos e de 6,4% no índice geral de preços dos alimentos, o preço das carnes apresentou alta de 13,3%.

Aliás, em relação a 2002/2004, período que marca o início do atual acompanhamento de preços pela FAO, as carnes registram valorização de 110%, ficando aquém apenas do açúcar, cujos preços se valorizaram 130%.

 

Fonte: Avisite

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo