Notícias

Mapa interdita e autua dois postos de refrigeração no Rio Grande do Sul

Estabelecimentos receberam leite cru contendo sal e/ou citrato de sódio 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA) do Rio Grande do Sul, interditou a empresa Rempel e Coghetto Ltda (SIF 2925), localizada em Jacutinga/RS e impôs Regime Especial de Fiscalização (REF) à Cooperativa Tritícola Erechim – Cotrel (SIF 3940), localizada em Erechim/RS. 

A Operação “Leite Compensado 7”, deflagrada nesta quarta-feira (3) pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, em parceira com a SFA/RS, teve como foco principal os dois estabelecimentos, nos quais, durante as investigações, foi detectada a recepção de leite cru refrigerado fraudado com sal e/ou citrato de sódio, utilizados em fraudes para aumentar o volume do produto. 

Das 53 amostras coletadas na Rempel e Coghetto Ltda, 30 não atenderam os padrões para os parâmetros Extrato Seco Desengordurado – que mede sólidos contidos no leite, com exceção da gordura – e Acidez. Os laudos não conformes aliados ao resultado das investigações realizadas pelo MP/RS, resultaram na interdição total do estabelecimento. 

Já na Cooperativa Tritícola Erechim, das 35 amostras coletadas, 19 não atenderam aos padrões para parâmetros Extrato Seco Desengordurado, Acidez e Índice Crioscópico – que mede o ponto de congelamento do leite e identifica se houve adição ou não de produto para diluir o produto. Com isso, o estabelecimento já está sendo submetido ao Regime Especial de Fiscalização (REF), período durante o qual todo o leite cru recebido pela unidade será coletado para a análise em laboratório credenciado pelo Mapa. 

Os produtos fabricados a partir desse leite serão segregados e apenas poderão ser destinados à venda após a avaliação dos laudos oficiais. A suspensão da REF somente será feita após a constatação de resultados oficiais de análise de leite cru refrigerado recebido dentro dos padrões regulamentares, por três dias consecutivos. 

Durante a operação, também foram encontrados artigos relacionados à fraude em diversas propriedades rurais fornecedoras do produto e com os transportadores, como sal e embalagens de citrato de sódio fracionado. Foram coletadas amostras fiscais de leite cru refrigerado dos caminhões apreendidos nos estabelecimentos. Este leite ficará sequestrado, aguardando o resultado das análises laboratoriais.

 

Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo