Notícias

Pesquisa de sistemas de integração em MT terá cerca de 300 bovinos

Animais da raça nelore serão usados nos experimentos em Sinop.

Acordo de parceria na pesquisa foi assinado pela Embrapa e Acrinorte.

Um contrato de parceria no desenvolvimento de pesquisas com sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) foi firmado, nesta segunda-feira (1º). O acordo é voltado para a pecuária de corte, e contará com 300 animais da raça nelore para serem utilizados em experimentos no município de Sinop, Norte de Mato Grosso.

Os animais serão cedidos por pecuaristas ligados a Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), sendo 80 de uma mesma propriedade, de preferência de uma fazenda em que já tenha trabalhado com melhoramento genético. Isso é necessário devido à maior homogeneidade dos animais, característica importante à pesquisa.

De acordo com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Bruno Pedreira, são desses animais que serão tirados todos os números dos experimentos. “Os outros 220 também serão mensurados, mas basicamente servirão para ajustar as taxas de lotação, são os que controlam as metas de pasto, alimentação, utilização do sistema e por isso poderão vir de várias propriedades”, afirma.

Os animais cedidos pela parceria serão inseridos em diferentes tratamentos de um experimento de integração lavoura-pecuária-floresta. Segundo informações da Embrapa Agrossilvipastoril, responsável pelo trabalho, o objetivo dessa diversidade é avaliar o ganho de peso dos animais em cada tratamento, por meio de pesagens a cada 30 dias e também estudar outras interferências possíveis, como maior ou menor incidência de parasitas e doenças, além do desempenho da pastagem.

 

Fonte: G1 – MT

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo