Notícias

Em SP, alta do preço do boi gordo influencia no valor da carne de búfalo

Criadores do estado estão investindo mais no rebanho desse animal.

Manejo é semelhante ao dos bovinos e ainda oferece outras vantagens.

A alta no preço do boi gordo também influencia no valor da carne de búfalo, por isso, criadores de São Paulo estão investindo mais no rebanho desse animal.

As vantagens são facilmente descritas pelos produtores. “Eu destacararia o preço, o peso e que o animal adaptou-se bem ao nosso clima”, diz Edmilson Sanches.

Na propriedade em Dracena são criadas 16 cabeças de búfalos, mas o produtor pretende aumentar o rebanho. “A carne está sendo bastante procurada por ser pouco calórica”, conta.

Apesar de pouco conhecida, a carne de búfalo ganhou mais espaço no mercado devido a alta no preço da arroba do boi gordo. O ano passado, a arroba do animal era vendida a R$ 98, já este ano, chegou a R$ 120.

O preço dos bubalinos costuma acompanhar o da vaca gorda. O veterinário Thiago Bortolatto explica que o animal tem o manejo praticamente igual ao dos bovinos e ainda oferece outras vantagens. “O bubalino tem muito mais resistência em relação aos parasitas. A pele dele é bem mais espessa e mais resistente a contrair bernes e carrapatos”, explica.

Em outra propriedade em Emilianópolis, a criação de búfalos existe há 30 anos. Segunda a criadora Eliete Ferreira, apesar de serem rústicos, os animais são mansos e bem mais fáceis e lidar do que os bovinos. Ela optou pelo tipo de animal, primeiramente pelo manejo, mas hoje acredita que ter búfalos no pasto compensa mais também pelo mercado.

São Paulo responde por cerca de 6% do rebanho nacional de búfalos. O Pará é o estado com o maior número de bubalinos, 36% do total.

 

Por:Bruna Bachega

Fonte: Globo Rural

 

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo