Notícias

Produtores de aves investem para reduzir as perdas no calor em MG

Temperatura alta provoca a morte das aves e prejuízo aos criadores.

Solução tem sido investir em melhorar a refrigeração dos galpões.

Em Minas Gerais, o aumento na temperatura nos últimos dias tem causado prejuízos aos criadores de frango. Para evitar a morte de aves, a solução para muita gente tem sido investir em equipamentos que melhoram a refrigeração dentro dos galpões.

Na granja do produtor Ademir Araújo Costa, que fica em Igaratinga, centro-oeste mineiro, a temperatura nos últimos dias tem atingido 35 graus. A volta da chuva na região deveria ajudar a amenizar o impacto do calor, mas como ainda não é constante, não tem sido suficiente para manter a temperatura ideal, que é de 22 graus.

Algumas medidas serão adotadas para refrigerar o galpão, como a troca do forro e das cortinas que protegem os 25 mil frangos.

Normalmente, 3% das aves morrem na criação. Em períodos quentes, este número chega a dobrar, um prejuízo de R$ 7,5 mil, só este ano.

Em outra granja que fica em Divinópolis, o criador Oscar José Gontijo instalou cortinas e fez a pintura de parte das paredes dos galpões com uma tinta branca que reflete os raios solares e ameniza o calor. O criador que trabalha com galinhas poedeiras, conta que durante o verão, a perda na produção chega a 10%.

Como a região é muito quente, o produtor sempre se preocupou com essa situação, por isso, quando construiu novos galpões optou por apenas duas fileiras em cada um, quando normalmente são quatro. A intenção foi reduzir o número de aves e melhorar a ventilação.

Cerca de 50 mil galinhas são criadas em cada galpão. A estrutura foi feita há dois anos. Antes, a produção era em outro ambiente, com pouco espaço e precário, mas agora, o produtor já planeja outro investimento: um sistema de climatização com ventiladores e pulverizadores.

 

Por: Graciele Soares

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo