Chuva deu uma trégua e os produtores agora correm contra o tempo.
Previsão é de um plantio 2,8% maior em relação a safra anterior. No Rio Grande do Sul, o plantio de grãos está atrasado. As chuvas que castigaram o estado nos últimos dias têm atrapalhado os produtores, que correm contra o tempo para terminar o trabalho.
Em uma propriedade em Cruz Alta, no noroeste gaúcho, as máquinas já estão no campo para fazer o plantio de mais de 7,5 mil hectares de soja.
O plantio começou há 15 dias e representa 40% da lavoura, mas a preocupação do produtor Maurício de Bortoli é com a instabilidade do tempo.
Já o agricultor Édio Quaini teve que interromper o plantio. Dos 400 hectares destinados a soja, 180 foram semeados até agora. “Com essa previsão de chuva pesada, de chuva forte, a gente deu uma parada. Vamos dar um intervalo, na colheita é importante ter um espaço de 10 ou 12 dias entre um plantio e outro para poder colher”, diz.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estima que até o momento, 15% da área total tenha sido plantada. No mesmo período do ano passado, o plantio chegava a 20%. A previsão para esta safra é de 5 milhões de hectares de área plantada com grãos, 2,8% a mais em relação a anterior.
Por: Yasmine Santos
Fonte: Globo Rural
