Notícias

Chuva volta e ajuda na recuperação dos pastos de Minas Gerais

Produtores estão felizes porque os custos com silagem foram reduzidos.

Média de produção leiteira das vacas também começa a melhorar. Com a chuva na região de Uberlândia, Minas Gerais, os pastos começam a brotar. Uma boa notícia para os produtores de leite, que vão gastar menos com silagem.

Dário ajuda a administrar a fazenda do filho Ivan Mendonça. A ordenha sagrada de todas as manhãs fica no comando dele. Em março deste ano, com a seca prolongada, as 40 vacas leiteiras estavam produzindo cerca de 730 litros por dia, mas agora, depois de uns 10 dias de chuva, a produção começa a melhorar.

Mais da metade das vacas em produção estão em regime de pasto, que ainda está brotando, mas a alimentação do restante do rebanho continua sendo à base de ração e silagem, o que ainda pesa no bolso do produtor.

“Eu tive de comprar silagem de vizinhos aqui, por um preço muito elevado. Mas, era a única opção que tinha e graças a Deus, com a chegada da chuva, isso amenizou bastante”, explica Ivan.

O pequeno produtor Fernando Rocha tem hoje 30 bezerros na propriedade. Com a pastagem verde o gado fica solto, mas segundo ele, que também é médico veterinário, nesta fase, só o pasto como alimento é insuficiente. É preciso servir suplemento energético ao rebanho. “Pode tirar a energia, a massa corporal do animal, precisa dar esse equilíbrio”, diz.

 

Por: Mário Brandani

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo