Notícias

Roçadeiras tornam o cultivo do palmito mais sustentável

Nos últimos cinco anos, a área de cultivo do palmito de pupunha cresceu 60% no litoral de São Paulo, de acordo com dados do mais recente Censo Agrícola da Secretaria de Agricultura de São Paulo. Ainda de acordo com o levantamento, o litoral Sul e o Vale do Ribeira foram as regiões que mais avançaram com o cultivo, o salto foi de 2 mil áreas em 2008 para mais de 4 mil em 2013.

A tendência é de que o número cresça ainda mais ao longo dos próximos anos, pois esse é um vegetal com uma grande demanda de mercado. Diante desse cenário, a Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes e que completa 325 anos em 2014, aposta na tecnologia para uma produção mais sustentável do palmito.

Com o uso da Roçadeira 226R ou o Aparador de Grama 226RJ, a proposta é substituir o uso de herbicidas no processo de coroamento da planta, técnica que mantém a área em torno da planta limpa.

“O uso do equipamento nesse processo de limpeza vai substituir a utilização de produtos químicos, que são capazes de interferir diretamente no sabor do alimento. Além disso, os produtos são fáceis de operar, leves e possuem tecnologia que proporciona economia, produtividade e conforto na operação”, pontua Paulo Figueiredo, especialista técnico de produtos da Husqvarna.

 O modelo conta com cabeçote com fio de náilon e lâmina de três pontas e  empunhadura em forma de “J”, que permite maior versatilidade e mobilidade, mesmo em áreas mais adensadas. O equipamento ainda conta com embreagem reforçada, facilitando os trabalhos com uso de fios longos e lâminas de maior diâmetro. Além disso, possui eficiente filtro de ar, o que reduz o custo de manutenção e o desgaste do motor.

 

Fonte: Agrolink 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo