Notícias

Mercado da soja preocupa quem ainda tem o grão armazenado no RS

Desenvolvimento da safra americana contribui para o cenário. 

Estoques regulares aumentaram e o preço do grão caiu.

Os agricultores do Rio Grande do Sul que ainda têm soja armazenada estão preocupados com o mercado do grão. No noroeste do estado, o plantio da próxima safra já começou e o preço continua em baixa.

Atílio Del Valle tem 50 hectares em Santa Rosa, no noroeste gaúcho. Parte da soja da última safra ainda está estocada e o agricultor vem acompanhando o mercado para decidir quando vai comercializar os grãos.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a queda no preço da soja foi de 17% no último ano. Em outubro de 2013, a saca era vendida por R$ 65 e hoje é negociada por R$ 54. Quem não vendeu o produto, deixou de ganhar.

Em uma cooperativa de Santa Rosa, 40% da safra passada ainda está armazenada. A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul projeta para a próxima safra, o menor faturamento dos últimos três anos.

Com a queda no preço e o aumento nos custos de produção, a previsão é de que o lucro dos produtores seja menor na próxima safra. Mesmo assim, os agricultores pretendem investir nas lavouras para garantir a produtividade.

Os produtores esperam ganhar na quantidade produzida para compensar o preço menor. Em Santa Rosa, o plantio já começou.

José Vaccaro vai plantar 12 hectares e espera um rendimento acima do ano passado, quando colheu 55 sacas por hectare. “Tem que investir e plantar bem”, diz.

 

Fonte: Greici Mattos

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo